Inquietude, irritação e impaciência em relação aos acontecimentos. Se essas características lembram seu filho, pode ser a hora de tomar uma atitude e ajudá-lo

 

É consenso entre pais, médicos e psicólogos que meninos e meninas de hoje nascem muito mais acelerados e com bem menos paciência. Diferentemente de gerações anteriores, elas já chegam ao mundo hiperconectadas, imersas em ambientes onde a tecnologia dita o ritmo do trabalho e das relações. Veja como ajudar seu filho a ficar mais tranquilo:

1. Menos tempo nos eletrônicos

Às vezes você acha que está controlando, mas, na verdade, seu filho está brincando nas telas muito além do que imagina. É bom observar, monitorar e reduzir o uso. Ofereça outras possibilidades.

2. Mais natureza

contato com áreas verdes, terra, areia, água, enfim, ambientes ao ar livre, bem como conviver com animais trazem benefícios físicos e psicológicos. Crie programas e brincadeiras fora de casa e chances de o seu filho brincar com bichos sempre que possível.

3. Dose de leveza

O excesso de cobrança é muito prejudicial, porque deixa a criança insegura e ansiosa. Educar, sim. Sobrecarregar, não.

4. Tempo juntos

Criança segura é menos ansiosa. Invente oportunidades de passarem mais horas juntos para cultivar o vínculo entre vocês. Atividades como fazer biscoitos em formatos de bichos ou criar uma peça de teatro baseada na história do livro favorito do seu filho, ajudam a relaxar.

5. Mergulho nas letras

Incentive seu filho a ler e leia com ele. As palavras levam a criança à reflexão, a um outro mundo. Vale cuidar do conteúdo da leitura e escolher livros adequados à faixa etária e que possam entreter, divertir e deixar seu filho mais leve.

6. Na melodia

Ouvir música ou tocar um instrumento são formas lúdicas de trabalhar a imaginação e extravasar sentimentos. Estudos mostram que tocar instrumentos altera áreas cerebrais porque requer controle e coordenação de movimentos, e tem ação positiva sobre a ansiedade.

7. Brincadeiras para se mexer

Pode parecer que não, mas gastar energia também acalma. Proponha brincadeiras (de roda, pega-pega, esconde-esconde) ou jogos (com bola, corrida). Mas também deixe seu filho brincar livremente. É bom para o corpo e para a mente.

8. Ioga e mindfulness

São técnicas que ajudam a relaxar e a controlar a ansiedade. Permitem que a criança desacelere, se conecte com o silêncio interior e entenda seus sentimentos.

9. Ritmo da respiração

Exercícios para respirar com calma ajudam a aquietar a mente e, com isso, a reduzir a ansiedade. Veja como fazer isso com seu filho no quadro “Respiiiire”.

 

font: globo

Flavio Moreira

Receba as novidades no seu e-mail