A escolha da escola em que os alunos serão matriculados vai muito além de um mero investimento financeiro. Isso porque a instituição de ensino tem participação central na formação humana das crianças e adolescentes, além de alterar toda a rotina de uma família. Por isso, para que a sua escola se adeque ao que os pais e responsáveis buscam, é essencial entender quais são os critérios priorizados por eles na escolha da escola.

8 FATORES QUE OS PAIS LEVAM EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DA ESCOLA

Leia este post e descubra 9 fatores que os pais levam em consideração na hora de escolher uma escola para os seus filhos. Acompanhe!

1. Valores e filosofia da instituição

Além de transmitir conhecimento teórico para os alunos, a escola tem o papel de auxiliar na formação pessoal e no desenvolvimento dos jovens. É por isso que é tão importante que os valores da instituição sejam compatíveis com os da família das crianças e adolescentes que a frequentam.

Portanto, é importante que você se questione sobre a filosofia que guia a sua instituição, o propósito do trabalho dos professores e funcionários da escola, assim como os principais objetivos e resultados que vocês esperam ver dos alunos. Além de um ensino de qualidade, valores como inclusão, respeito à diversidade e valorização da vida são alguns princípios necessários.

2. Estrutura física

A estrutura física da escola também é um critério muito observado pelos pais na hora da escolha da escola em que matricularão os seus filhos. Além do tamanho, é importante investir em estrutura adequada para a prática de esportes ou outras atividades extracurriculares que são realizadas pelos alunos.

É essencial que você crie um ambiente acolhedor e amigável, favorável ao aprendizado das crianças e adolescentes. Cuide também para que o local esteja sempre limpo, arejado e bem iluminado.

3. Localização e mensalidade

O valor da mensalidade escolar interfere nas contas de toda a família, gerando um grande impacto no planejamento financeiro familiar. Dessa forma, é importante que esses valores estejam alinhados com as condições financeiras do público da sua instituição. Isso também é válido para as formas de pagamento oferecidas e eventuais bolsas de estudo.

Além disso, a localização da sua escola também é um fator de extrema importância, pois a tarefa de levar e buscar os filhos na escola interfere em toda a rotina da casa. Portanto, é importante que você considere esses aspectos na hora de prospectar novos alunos para a sua escola.

4. Projeto pedagógico e método de ensino

É importante que os pais tenham clareza sobre quais as metodologias de ensino utilizadas pela sua escola, forma de avaliação do resultado dos alunos, currículo exigido e carga horária das aulas. Essas informações refletem os principais objetivos da instituição, podendo ser a preparação para o vestibular, formação de cidadãos críticos ou preparação para o mercado de trabalho, por exemplo.

Não existe um projeto político pedagógico ideal para todos os alunos. Porém, dependendo do perfil dos alunos, você pode identificar o que é mais valorizado pela família.

5. Corpo docente qualificado

São os professores que têm contato direto com os alunos todos os dias. É por isso que os pais valorizam tanto a formação, tanto teórica quanto de competências comportamentais desses profissionais.

Investir em formação continuada e capacitação constante é essencial para criar um corpo docente qualificado na sua escola. Além disso, também é importante contratar profissionais alinhados aos valores e objetivos da instituição de ensino, garantindo que todos trabalhem de maneira alinhada.

6. Tratamento personalizado

Cada criança e adolescente tem uma personalidade própria, com capacidades e nível de desenvolvimento individual e forma distinta de aprender os conteúdos passados na sala de aula. Dessa forma, um dos fatores muito valorizados pelos pais é o tratamento personalizado e singular que os seus filhos receberão na instituição.

Isso não significa que você precisa oferecer uma aula diferente para cada um dos seus alunos. Porém, é importante que a sua escola valorize a diversidade dentro da sala de aula e saiba lidar com ela de forma a potencializar os pontos fortes de cada uma das crianças e adolescentes ali presentes.

7. Resultados comprovados

Quando estão buscando uma escola para os seus filhos, os pais querem ver resultados comprovados de que a instituição oferece educação de qualidade para os alunos. Dessa forma, é importante que você saiba como demonstrar isso aos responsáveis. Você pode usar o índice de aprovação no vestibular dos seus ex-alunos ou relatos da situação atual de vida após a passagem pela escola, por exemplo.

REDAÇÃO ONLINE: A FERRAMENTA QUE TE AJUDA A TIRAR NOTA MÁXIMA NA REDAÇÃO! (Leitura altamente recomendável)

8. Indicação de amigos e reputação da escola

O que os outros responsáveis falam sobre a sua escola tem um peso enorme na decisão sobre onde matricular o filho no ano seguinte. Esses relatos vêm de pessoas que vivenciam a rotina da instituição diariamente, contando com uma maior ligação com a realidade, o que transmite ainda mais credibilidade.

Portanto, preocupar-se com os responsáveis pelos seus atuais alunos e manter uma boa reputação no mercado é essencial para que você atraia mais alunos no futuro. Analise a visão que o público tem da sua instituição e trabalhe para melhorá-la constantemente.

Entender quais são os fatores que os pais levam em consideração na escolha da escola é essencial para que você atenda às expectativas dos pais e responsáveis, e atraia cada vez mais alunos para a sua instituição. Descubra como você pode melhorar cada um desses critérios e garanta uma educação de qualidade para os seus alunos e o crescimento da sua escola diante do mercado.

Agora junte todas essas informações e conheça o projeto ”Brigadista Mirim”. Um curso para crianças de 6 à 13 anos que ensinará seu filho noções de primeiros socorros, combate e prevenção à incêndio, hierarquia e muitas outras coisas que são sim essenciais para o crescimento de um bom cidadão.

Com aulas semanais com bombeiros civis, nossos alunos praticam e passam para a família seu aprendizado, ajudando quem precisa e estando prontos para qualquer emergência. Desde auxiliar o irmãozinho que se engasgou, à falar para você, pai, quais são os perigos que podemos encontrar dentro da nossa própria casa.

Não perca tempo e faça sua inscrição! VAGAS ABERTAS. Veja a unidade mais perto de você e torne seu filho UM BRIGADISTA MIRIM.

https://brigadamirim.com.br/inscrever